quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

# CERTAS COISAS ME ENTRISTECEM E ME DESANIMAM!

Olá amigas,

Venho aqui hoje para fazer um desabafo!

Ontem, em umas das minhas "andanças" pela NET, buscando informações sobre vendas de apostilas de bonecas 3D, me deparei com algumas situações que eu acredito serem no mínimo tristes!

Primeiramente deixem-me descrever os meus dias de criação e confecção de bonecas 3D e da montagem das apostilas:

Para que EU consiga CRIAR um NOVO MODELO de boneca 3D eu primeiro preciso de TALENTO e INSPIRAÇÃO, depois necessito de MATERIAL, PACIÊNCIA, TEMPO, ENERGIA PESSOAL e ELÉTRICA para TESTAR a idéia. Somente depois de ter certeza que a idéia funciona eu finalmente CONFECCIONO a boneca. Se as pessoas gostarem do meu trabalho é que, aí sim, FAÇO OS MOLDES para finalmente MONTAR AS APOSTILAS (lembrem-se que nem todos os meus modelos podem ser reproduzidos devido à garantia que eu dou aos meus clientes na hora da encomenda e da exigência de exclusividade).

Para a MONTAGEM DA APOSTILA eu preciso novamente de TEMPO, MATERIAL, EQUIPAMENTOS (máquina digital, digitalizador de imagens, microcomputador, um bom programa de edição de fotos, etc...), preciso REFAZER o MODELO criado anteriormente, FOTOGRAFÁ-LO carinhosamente, ORGANIZAR AS FOTOS, ESCREVER todas as explicações do PAP, DIAGRAMAR e ORGANIZAR tudo muito bem, para finalmente DISPONIBILIZÁ-LA.

Tudo isso para: a) que vocês consigam reproduzir os modelos e lucrar com eles (para as que fazem para venda); b) ou simplesmente pela satisfação pessoal de confeccionar essas belezinhas (para quem faz sem intenção comercial); c) para que eu possa divulgar o meu trabalho e, d) consequentemente também "fazer um pouquinho de dindin"

Do início do processo (CRIAÇÃO DO MODELO) até a finalização (DISPONIBILIZAÇÃO das apostilas) leva tempo. Para falar a verdade, são muitas horas e em alguns casos muitos dias (a inspiração quase nunca vem na hora que a gente deseja!) até estar tudo prontinho e a contento. Como sou perfeccionista e muito exigente comigo mesma, faço o possível para que tudo fique o MELHOR POSSÍVEL!

Pois bem, e o que me entristece e me desanima afinal?

Retomando o começo desse post,...deparei-me com umas situações sobre vendas de apostilas que posso até mesmo dizer que me revoltaramA CLONAGEM DAS IDÉIAS e A CLONAGEM DOS MOLDES. Caraaaaaacaaaaas é impressionante!!!

Gente, é muita falta de noção VENDER APOSTILAS DE MODELOS QUE NÃO SÃO SEUS, ou a falta de noção é minha por achar isso ABSURDO?!

Não sou ingênua, sei que, infelizmente, a PIRATARIA, O CONSÓRCIO ENTRE AMIGOS(AS)  (nova modalidade de copiar e distribuir materias de terceiros) e a CLONAGEM  rolam soltas nesse nosso mundo do artesanato, mas acho que para tudo deve realmente haver um LIMITE e, principalmente, é necessário se ter RESPEITO pelo trabalho alheio!

Sei que estamos em tempos difíceis, a grana anda curta, temos que "rebolar" para pagarmos nossas contas e viver é preciso! Mas tem gente que compra apostilas para REVENDÊ-LAS como sendo suas!

A situação ocorre da seguinte forma:

1º) A pessoa compra a APOSTILA ORIGINAL com o MODELO EXCLUSIVO criado por outra;
2º) Confecciona o modelo da apostila e FAZ ALGUMAS MODIFICAÇÕES "MEIA BOCA", ou NÃO! Muitas das vezes NÃO MODIFICA NADINHA;
3º) Enquanto COPIA o modelo aproveita para fotografar o PAP;
3º) Transfere os moldes ORIGINAIS para outra folha, e coloca sua própria marca d'água;
4º) Usa o recurso do CTRL "C" e CTRL "V" no PAP escrito;
5º) Monta uma "apostila" e a "assina";
6º) Vende essa "apostila" mais barato que a apostila original;
7º) Obtem deste modo VANTAGEM e LUCRA "nas costas" da pessoa que teve TODO O TRABALHO DE CRIAR E MONTAR A APOSTILA MATRIZ;
8º) e, o não menos pior, SEQUER FAZ REFERÊNCIA  à sua "FONTE DE INSPIRAÇÃO"!

Fica FÁCIL assim vocês não acham?! 

Isso me deixa verdadeiramente desanimada!

 Fico aqui pensando e me perguntando: Será que vale a pena continuar a fazer as minhas apostilas, já que:

1º) Me  toma um tempo danado;
2º) Os MEUS MODELOS e MOLDES são TODOS verdadeiramente EXCLUSIVOS e de CRIAÇÃO PRÓPRIOS e, CRIAR NÃO É FÁCIL!;
3º) Montar uma apostila, mesmo que virtual, não é barato;
4º) Não gosto de ser explorada e, acreditem, os lucros das vendas das apostilas virtuais nem sempre compensam pois os(as) PIRATAS estão à solta!

O engraçado é que muitas desses(as) "artesãos(ãs)" ainda têm coragem de reclamar que as pessoas não dão valor ao artesanato. COMO PODERIAM VALORIZÁ-LO se a DESVALORIZAÇÃO e o DESRESPEITO pelo trabalho alheio começa exatamente por quem JAMAIS deveria fazê-lo?!

Conclusão: Preciso rever os meus conceitos!

Bjks e, de antemão, já peço desculpas a quem se sentir ofendida(o) com o meu desabafo!!

Clau Santana.

43 comentários:

Raquel D'arc disse...

É Clau...infelizmente eu já vi muitas artesãs que confeccionam apostilas passarem por isso. Imagino sim a sua revolta e tristeza por conta disso,sei mto bem o trabalho que dá pra confeccionar uma peça ainda mais uma apostila. E por conta dessas pessoas (sem caráter) outras sofrem consequências, pois como eu disse no ínicio já vi mtas desistindo das apostilas. Mais DEUS msm disse...MAIS VALE O POUCO DO JUSTO DO QUE O MUITO DO ÍMPIO. (Salmos 37:16) A consequência p/ quem age dessa forma virá!!!DEUS TE ILUMINE, TE GUARDE E TE PROTEJA!!!!

vera arteira disse...

Olha Clau!
Vou te dizer! Porisso faço meu trabalho meio que por diversão, pois gente picareta não falta. São pouquíssimas que criam como tu.
O resto só copiam. Aqui no Rio Grande do Sul só existe uma mestra, que é a Carla Campos.
Todo mundo copia, ela chegou ao ponte de abandonar o próprio blog. Conseguiu um meio de divulgar seu trabalho pelo ourkut. Suas apostilas custam R$ 25,00 e vende um monte.
Mesmo assim as pessoas aqui copiam na maior cara de pau e vendem as apostilas clonadas dela por R$ 5,00. É muita chinelagem.
Só que ela é realmente artista. Sua inspiração nunca acaba, e a cópia sempre chega depois. Eu mesma já caí em dois golpes. Me escreveram pedindo para trocar moldes, eu na maior inocência mandei alguns e pedi outros em troca. Estou até hoje esperando... Depois comprei e paguei 3 moldes sem passo a passo de uma criatura. Ela levou 1 semana para me atender, depois que eu liguei 5 vezes. Mesmo assim só me mandou 2 incompletos. Deixei para lá, pois não vivo disto.
Seu trabalho é lindo. Ache um meio de se proteger e divulgar seu trabalho, não pode deixar de trabalhar por causa destas pessoas. Corra na frente!!
Bjs e continue!

vera arteira disse...

Clau.
Vou te dizer mais... Já vi um blog aqui de Porto Alegre vendendo apostilas de um modelo de sua patinadora muito, mas muito tosco!!!

Unknown disse...

Olá querida Clau,é por essas e outras que ainda não montei minhas apostilas.Sei que leva muito tempo e que algumas pessoas não respeitam.Acho que você está muito certa em desabafar,mas entrega nas mãos de Deus que Ele é fiel.Deus te abençõe.Bjs

Unknown disse...

AH!ESQUECI DE FALAR.ACHO SEUS TRABALHOS LINNDOOOOSSSS!!!!!BJS

Maravilhas d´Arte disse...

Olá querida!! É de chorar não é? Sabe que, como você diz "é de desanimar". Vi também, estes dias, a autora de um blog que dá dicas sobre do Blogger, desistir de seu blog (isso incluía o trabalho de anos dela) por causa de clonagem de posts. Muitos de seus seguidores e amigos, mobilizaram-se e ela "tirou" umas férias, e decidiu voltar. Ela procurou profissionais para lhe dar suporte técnico daqui para frente.
Mas de tudo isso, fica a nossa decepção com os seres humanos. Com as pessoas que estão a nossa volta.
Mas fica o seu talento Clau. Você é espetacular!
Força amigona!
Bju grande

Eliane Santiago disse...

Olá querida!
Seus trabalhos são lindos. Não fique triste, com as cópias. Na net é quase impossivel vc saber quem criou o que. Lembre-se: O Sol nasce para todos, mas só alguns tem direito a sombra. Afinal o bom do Sol é curtir a sombra. Alegre-se pelo seu dom e crie... crie... crie sempre afinal ninguem copia o feio. Que Deus re ilumine sempre. bjocas.

CRISTAL disse...

Clau,digo á vc o que disse para outra,que não preciso citar o nome,Deus deu o sól e a chuva para justos e injustos e ELE sim fará a justiça não só desse como de qualquer outros problemas no mundo,pois isso não acontece só com fofuchas,por isso não desista,não permita que consigam o objetivo de tirar vocês de cena pois sem vocês as fofuchas podem até acabar,sim isso pode até dar espaço para novas artesãs que estão iniciando,mas nao creio que vocês grandes artesãs atrapalhem o início de ninguém,pois como te disse Deus fez tudo para bons e maus,e cabe a ELE julgar,nunca pare de lutar não desista,não pare de crer os sonhos de DEUS jamais vão morrer,naõ desista nunca pare de lutar não pare de adorar,levanta teus olhos e vê,Deus está restaurando os teus sonhos e a tua visão,esse é um louvor da pastora Ludimila Ferber,é o que DEUS diz para vc e eu também,LUTE vamos amiga,DEUS é contigo,BJS!

KIKIEVARTES disse...

Oi, Clau
Considerando o seu desabafo, só tenho a dizer, que Deus lhe deu um grande dom " a fonte da sua inspiração", e é através dele que faz nascer essas peças lindas, você é especial para Deus, por isso crie fazendo os nossos olhos brilharem com a inspiração dos seus trabalhos. Um grande abraço

Clau Santana disse...

Olá queridas,
Muito obrigada pelo apoio caríssimas amigas. As palavras de vocês me reconfortam.
Bjks, Clau Santana.

Silvana disse...

Querida Cláudia eu concordo plenamente com seu comentário, e não concordo com o que essas pessoas fazem de copiar o trabalho das outras eu fico indignada com isso, parabéns pela iniciativa de expor seus sentimentos, estou com você.Bjos!

Janice disse...

Clau!
Penso que não é tu quem deve rever teus conceitos e teus princípios e sim as pessoas que usurpam o trabalho alheio, mas como estamos no país do vale-tudo e da impunidade, resta-nos apenas a tristeza e a decepção.
De outra maneira, encare a tua superioridade e orgulhe-se de teu talento, coisa que pessoas de pouca inspiração não tem.
Eu particularmente quero te agradecer as dicas e todos os paps grátis que tem nos proporcionado.
Fique bem e não fique triste, moça de talento não pode se lamentar, afinal, tu tens um dom, coisa que poucos possuem
Parabéns por tua generosidade.
Abraços!

•·.·´¯`·.·•Artes da Emilinha•·.·´¯`·.·• disse...

Menina que absurdo é esse. Até hoje só montei uma apostila que é o miluicho do flamengo. Vixe como dá trabalho!!! Pegar prontinho e revender e querer sentar no pudim não é!! Mais minha querida Deus é Deus de justiça, e não abençõa aqueles que só querem tirar proveito das situações. Você está de parabéns pelas suas lindas criações e que tenho certeza que tudo dará certo!! Um beijão!!

SOLANGE BRANCO disse...

Olá Clau,
é triste saber que isso aconteceu com você, uma pessoa tão doce que disponibilizou o "modo de fazer" da Fofucha, como uma simples troca de experiências. Estas pessoas não tem escrúpulos, são baixas (os), sem propósitos, sem talento, mal amadas, descrentes, ao ponto de COPIAREM seu talento inato....Mas tenho a mesma opinião de algumas amigas blogueiras: Clau, não desista! siga em frente, porque o seu trabalho é ímpar, e não existe outro igual. Desde já a considero minha amiga, quero te conhecer pessoalmente algum dia...Fique com Deus!
Solange Branco-SP

Bacutipel disse...

Olá Clau!
Eu vi essas fofuxas pela primeira vez em junho de 2009. Amei logo de cara!!!
Daí em diante eu venho tentando fazê-las, do meu jeito, é claro. Elas não são confeccionadas do mesmo jeito que vc faz, e não são tão perfeitas,mas ficam legais.
Nunca passei por cima de ninguém para tentar fazer as minhas, eu sequer pedi moldes ou coisa assim. Por isso eu concordo com vc e assino embaixo. Acho um abuso o que certas pessoas fazem. É horrivel também quando as pessoas pedem molde de coisas que a gente acabou de postar. Ora bolas, se não foi postado o molde, é porque não está disponível.
Tem gente que nem elogia e jã pede o molde.
Entendo perfeitamente o seu desabafo.
Beijokas e muita inspiração para novas peças.
Lu
Ah! Passa lá no meu blog.
bacutipel.blogspot.com

Anônimo disse...

hola clau
de lo que lei o intente leer
es que muchas personas copian tus ideas y las venden y las hacen propias cuando tu has sido tan amable en compartirlas
y si veo justo que vendas tu material y tus ideas que son tan bellas.

gracias
y que sigan los exitos de todo lo que realizas

saludos desde Monterrey, N. L. Mexico
Tere

Unknown disse...

Fique triste não,amiga,isso sempre existiu e sempre vai existir. Todos nós temos talentos mas infelizmente tem pessoas q se acham tão incapazes q preferem usar dessas artimánhas para se dar bem e que só merecem nossa piedade. Vc brilha com sua originalidade e isso não tem qm pague ou apague. Bjs,fica com Deus!!!

MONICA BENTES disse...

OLÁ CLAUDIA, NÃO FIQUE TRISTE AMIGA ESTAS COISAS ACONRECEM POR DEMAIS,EU OLHO NA NET E PROCURO POR MOLDES NOVOS,E DEPARO COM OUTRAS PESSOAS TOMANDO POSSE NAQUILO QUE NÃO É DELES COPIAM OS MOLDES E VENDEM ,TEM GENTE QUE FAZ PEQUENAS MUDANÇAS E FALAM QUE PERTECE A ELES VENDEM.MAIS DEUS SABE DE TUDO,FICA NA PAZ E MUITO SUCESSO PARA VOCÊ, AFINAL VOCÊ É CONSIDERADA UM GÊNIO DAS FOFUCHAS.

Anônimo disse...

hola clau,
haces un hermoso trabajo y eso merece reconocerlo espero y sigas creando bellezas como hasta ahora y que no te desanimen esas personas con falta de talento propio que se aprovechan del de los demas.admiro mucho lo que haces.

exito y que tus bellas manos sigan dando tanta belleza como hasta ahora.

desde republica dominicana
vianna

Anônimo disse...

Acá en México casi no se ven estas bellezas, pero nos empezamos a interesar en ellas, y aprendemos viendo en internet el trabajo de gente tan creativa como tú, eso nos sirve muchisimo! Claro nunca falta "el negrito en el arroz" como decimos por acá, que le guste decir que el trabajo pirateado es propio. Pero no te desanimes recuerda que solo lo bueno, lo excelente lo mejor de lo mejor es lo que se copia. Tu talento y creatividad nunca podrán tenerlo ni volviendo a nacer. Te agradezco infinitamente que nos compartas un poquito de ti por medio de tus hermosos trabajos. Saludos desde México. Atte: Kelly

mari disse...

ola Clau,encontrei seu site e li,é uma falta de carater mto grande,como essas pessoas n tem a minima vergonha e fazer o que fazem abertamnte então deveria de ser cooloccado os nomes dos sujitos, pois colegas n são mto menos amigos.
Beijos Mari Cuiaba MT

Marcela Lourenço disse...

olá clau sou nova por aqui, mas goataria de lhe dizer que vc foi e sempre vai ser minha inspiração na arte das fofuchas. Adoro as suas bonecas faz pouco tempo que estou fazendo as fofuchas,e estou amando tudo, graças a vc com seu amor a arte.

E.V.A DA BECA disse...

Isto é realamente é muito desagradavél, eu fiz uma boinequinha com o seu molde online mudei algumas coisas e dei o crédito a vc , eu acho que a gente tem que valoriza.DÊ UMA olhadinha no meu blog! Infelizmente o mundo é assim mesmo!!!Felicidades e continue usando o dom que Deus te deu!

Unknown disse...

LEVANTE A CABEÇA E AGRADEÇA A ''DEUS''PELA SUA DIGNIDADE.
EU ESTOU FAZENDO ALGUNS TRABALHOS COM ESPUMA
MAS TODAS AS FOTOS QUE EU DIVULGAR DELES,VOU APARECER NA FOTO TAMBEM.BJS
NÃO DEIXE QUE PESSOAS SEM ESCRUPULOS ATRAPALHE A SUA VIDA.SEJAFELIZ

MarciaFloid disse...

Oi Clau. Eu sinto muito que essas coisas estejam acontecendo. Eu aprendi agora a fazer as fofuchas graças ao seu passo a passo. Eu não sou folgada e também não fico pedindo moldes e de certa forma me sinto devedora porque ainda não posso compartilhar dicas ou moldes porque sou iniciante. Já fiz muita coisa de artesanato mas nunca comercializei, mas se isso acontecesse comigo eu me sentiria do mesmo jeito. Mas não deixe isso abater você, porque o melhor da vida é a criação e inspiração e essas coisas não são todos que possuem. Sinta-se privilegiada e crie, crie muito, pois seu criar supera qualquer cópia. Um beijo e utilize o dom que Deus te deu e nunca desanime.
Márcia

Anônimo disse...

Oi Clau, desculpe postar como anonima. Também sou vítima de pirataria (do que você muito apropriadamente chamou de "consórcio entre amigos") A coisa é tão séria que em poucos meses minha situação finananceira se tornou péssima, ao ponto de eu não entrar em detalhes por me sentir envergonhada. É muito roubo! E por mais que as "consorciadas" insistam em dizer que "não fazem nada demais", elas cometem crime SIM! Se não for possível caracterizar a pirataria, procure - caso tenha identificado o(s) autor(es) - caracterizar a existência de "Lucros Cessantes". como susgestão, tente entra em contato com o melhor escritório especializado em direito digital no Brasil: http://www.opiceblum.com.br/lang-pt/index.html
Se vc não tiver condições financeiras para contratá-los, pelo menos terá uma orientação clara sobre o que fazer, acho.
Busque também a delegacia especializada em crimes digitais (aqui no RJ é chamada DRCI - Delegacia de Repressão aos Crimes de Internet).
Porém o mais importante é sempre registrar suas obras junto à Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25
Rezar não adianta, amiga! Essa turma não tem escrúpulos. Quem não tem escrúpulos é criminoso e TEM que ser punido. Desconfie até mesmo de quem se diz amigo. Pelo menos duas de minhas obras forma parar nas mãos das piratas por intermédio de pessoas que se diziam minhas amigas! A regra dessa turma é apenas algumas (que não tem o que fazer com o $$ que ganham) comprarem as apostilas e depois distribuirem em sites para outras que se dizem coitadinhas sem dinheiro, mas que até agora não vi nenhuma trabalhando de grça. Muito pelo contrário! Aprendem com nosso trabalho a serem nossas concorrentes (e desleais, cobrando muito menos).
No seu caos a coisa ainda é pior, pois comercializam! Aí, minha amiga, é caso de pirataria mesmo.
Boa sorte

Anônimo disse...

Olá meu filho fara aniversario e a festa sera com tema circo,gostaria de saber se vc desponibiliza o molde do palhaço baleiro,beijos.
Graciele

demiarteemeva disse...

Olá Clau,fico impressionado com suas obras,simplismente maravilhosa.Aprendi a fazer as fofuchas atraves de seu blog(pap da chinesinha Eva)desde então procuro copiar seus modelos (sem apostilas,somente visualizando)sempre digo que vejo em seu blog e procuro fazer igual quando me perguntam se foram criações minhas ,então te pergunto:se isso tambem te entristecer me diga, que paro com isso,desde já te agradeço eparabenizo pelo trabalho maravilhoso.

Clau Santana disse...

Olá Ademir,
Muito obrigada por gostar dos meus trabalhos. E respondendo à sua pergunta: Não, isto não me entristece de forma alguma! Não me incomodo que copiem os meus modelos da maneira que você diz fazer. Por isto mesmo que posto as fotos das minhas criações de forma bem nítida e de todos os ângulos. Para que sirvam de inspiração para quem se interessar. O que me irrita e chateia é a distribuição das minhas apostilas sem a minha prévia autorização e a cópia dos modelos sem os devidos créditos...isso sim é de lascar!
Bjks pra você e para todas as minhas amigas que comentaram neste post.
Muito obrigada de coração!
Clau Santana.

Edelmana Acioly disse...

oi Clau aprecio seu trabalho, não copio seus moldes, se vier um dia a cópia-los darei os devidos créditos.
PIRATARIA IRÁ SEMPRE EXISTIR e pela NET pior também tenho blog e divulgo meus trabalhos,com certeza as pessoas vão lá cópia e nem diz peguei , obrigada ... mas não deixe de fazer o que ti apaixona é como uma música boa se é lançada no meu mercado todo mundo quer ouvi-lá...e o que Ademir falou lá na outra postagem se tu publica posso copiar isso ti entristece ?? bjos edelmanaacioly@hotmail.com

VILLE'ART ATELIÊ disse...

Olá Claudia copiei seu modelo ,mais por achar lindo não pensando em te prejudicar, depois de procurar na net por um tempão me deparei com um palhacinho lindo e quiz tentar fazer,assim como tantos outros modelos que também vejo pela net, dê uma olha n meu blog , mais se vc não aprovar posso estar retirando minha postagem beijos!

Anônimo disse...

amiga tu trabajo es hermoso, y no me canso de ver tu pagina la tengo en mis favoritos!!
tienes un gran talento!!
mil felicidades!!

norma
desde Monterrey, Mexico

Isolde Carla disse...

Oi Clau. Quase todos os dias tenho que dar uma olhadinha nos seus trabalhos. Acho eles lindos. Fico encantada com tanto talento!!!
Amiga, não desanime. Gente sem noção sempre vai ter. Portanto, continue. Saiba de uma coisa, vc é referência em matéria de Fofuchas.
Falou em Fofucha, falou Clau Santana. Parabéns. Vc é demais.
Beeejos. Fique com Deus.

miriam disse...

é realmente terrível ser passada para tras,mas isso não deve te desmotivar ao contrario...tens um talento imenso quando crescer quero ser igual a ti hahahhaha,e teus trabalhos são perfeitos,essa pessoas são dignas de pena,pois não possuem a tua grandeza que ensina a nós dando dicas pra lá de especias,minhas fofuchas foram feitas com tuas dicas,e pretendo sim comprar tuas apostilas para ela ficarem perfeitas pois ainda não tenho os truques para trabalhar com eva mas não desamina e continua sendo essa joia de pessoa bjs mcoroa@bol.com.br

Mimos da Dione disse...

Olá Clau, tudo bem?? Clau nunca desanime, porque o dom que Deus te deu não é pra qalquer um não!!! Durante minhas andanças na net, nunca tinha visto fofuchas tão lindas e criativas como as suas, são verdadeiras obras de artes. Infelizmente a pirataria existe...Mas você vai ser sempre original...Por isso nunca desanime!!!! Um beijo no seu coração e fique com Deus

amlussca artes disse...

Olá clau,
conheci suas fofuchas a pouco tempo, e estou encantada. Lamento que suas apostilas sejam copiadas, mas saiba que mais tem Deus para dar do que os invejosos para nos tirar e é por ser tão abençoada que seu trabalho é copiado. Recentemente alguém me disse que "a ambição é o último recurso dos incompetentes", concordo plenamente e saiba que todos aqueles que admiram seu trabalho verdadeiramente estarão torcendo sempre pelo seu sucesso. Siga em frente, não desanime.
PS: Tenho um blog e postei nele um comentário sobre seu trabalho, coloquei o endereço do seu blog, se você preferir posso retirar a postagem.
Abçs..

solange disse...

Oi Clau,
adorei teus trabalhos, és muito talentosa e ao mesmo tempo generosa, obrigada por compartilhar conosco suas habilidades e segredos. Não desanime diante de pessoas com incapacidade de criação, são criaturas de Deus também, feliz de você que não precisa delas...
Grande abraço e continues sendo essa pessoa maravilhosa, habilidosa, generosa entre tantas outras qualidades que possui.

mari disse...

OI Clau,
vc deveria colocar o nome das safadas que fazem isso e vc está coberta de razão.Se elas tem cara de fazer o que fazemvão ter cara de ver o nome delas eninguem vau comprar.
Assim que se faz põe a boca no trombone.
Bjs Mari Marques - MT

Anônimo disse...

Olá amigas,

Queridas, vou repetir para tentar clarear mais ainda minha situação...NÃO ME INCOMODO QUE COPIEM OS MODELOS E IDÉIAS. Fiquem à vontade!
O que me IRRITA é A DISTRIBUIÇÃO NA NET DOS MOLDES A APOSTILAS QUE ESTÃO À VENDA AQUI.
A troca entre as artesãs, quando feita de forma saudável e discreta tudo bem...o problema é que tem gente que se especializou nisso. Perde tanto tempo disponibilizando o trabalho dos outros na NET que acaba nem confeccionando nada. Criar então nem pensar, pois o tipo de perfil que eu mais vejo nestas rodas de trocas é o de pessoas que só sabem copiar, copiar, copiar...
À vezes acho que a intenção delas é só atrapalhar os outros mesmo!
Caríssimas, podem copiar posts, fotos, idéias sem problemas. Mas não se esqueçam de manter o link das postagens e dar os créditos da sua fonte de inspiração. É só isso que peço.
A boa educação no mundo do artesanato e virtual nos exige isso!
Bjks e até mais!
Clau Santana.

Anônimo disse...

Faço artesanato a muito tempo sei que existe copias e copias. Pesquiso na internet para obter inspiração, para confeccionar os meus trabalhos e ja vi meus trabalhos postado como outros autores, conheço pessoas que fazem artesanato e postam na internet. Sei que da muito trabalho e até hoje não fiz blogs ou postei nada. Mas não desanime. Tudo que se planta colhe independente de ser bem ou mal. Fique com Deus. Beijos Luciane.

Claudia Maria Pêra disse...

Clau, compreendo a sua indignação. Mas tem algo que ninguém pode copiar de vc... Seu talento? Não. Sua dedicação? Errou denovo! Seria tudo isso junto e mais as milhares e milhares de pessoas que já incluiram vc e sua família (inclusive seu cachorro!) em suas orações, pedindo a Deus pela sua vida. Força querida!!! Agora que te encontrei não posso te perder!! Bjs
Clau Pêra

ADRIANA LINHARES disse...

OLHA CLAU
EU ACHO SEU TRABALHO DIVINO E SEI BEM COMO É ESSA COISA DE INSPIRAÇÃO.COMECEI A FAZER ESSAS BONECAS EM 3 D ATRAVÉS DOS SEUS PAP.
AGORA VOU TE DIZER UMA COISA:NÃO PARE NUNCA...DEUS TEM VISTO SEU TRABALHO E SABE MUITO BEM COMO É FEITO.ESSE TIPO DE GENTE PRECISA DE ORAÇÃO.TIRE ESSA MÁGOA DE SEU CORAÇÃO....SÓ FAZ MAL VOCÊ.ENTREGUE ESSE TIPO DE GENTE NAS MÃOS DE DEUS E AGUARDE...VOCÊ SERÁ RECOMPENSADA.JESUS NÃO SE AGRADA DESSAS COISAS ERRADAS E SABENDO DO SEU CARINHO COM O DOM DADO POR "ELE",OS PIRATAS VÃO PRESTAR CONTA DISSO...TENHO UM CADERNO DE NOMES PARA ORAÇÃO E O SEU SERÁ COLOCADO NELE A PARTIR DE AGORA..SOU DA ASSEMBLEIA DE DEUS DO ANO BOM-RJ E NOSSA MISSÃO É ORAR PELAS PESSOAS...QUE JESUS A CAPACITE CADA VEZ MAIS.NÃO SE ABATA POR NADA...NADA MERECE ESSE SEU SOFRIMENTO..TEM UMA FRASE QUE DIZ ASSIM:"NÃO VOU SUJAR MINHAS MÃOS PRÁ TENTAR DERRUBAR OS INIMIGOS,POIS NÃO TEM NADA MAIS PRAZEROSO DO QUE VÊ-LOS CAIR EM SEUS PRÓPRIOS ERROS..."
USA ISSO E DEIXE SUA MENTE BEM FRESQUINHA PRA CONTINUAR CRIANDO ESSAS MARAVILHAS...SÓ LAMENTO VOCÊ MORAR TÃO LONGE DE MIM,SENÃO JÁ ESTARIA AÍ FAZENDO CURSO COM VOCÊ.SOU DO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO..MAS TEMOS A INTERNET A NOSSO FAVOR...VOU COMPRAR A APOSTILA DA PATINADORA...RSRSRSRSRSR(E NÃO VOU VENDÊ-LA..RSRSRSRSRSRSR)..OBRIGADA PELO PAP DO CHAPÉU COUNTRY...VOU FAZER UM COWBOY LINDO..BEIJOS E SUCESSO SEMPRE!!!!

Hellen Rocha disse...

Oii clau, estou conhecendo seu blog hoje e recentemente me aventurei nessa arte de fofuchas, fiz minhas primeiras essa semana. Adorei, como vc fico olhando para minha primeira e babandooo... rsrs...
Quanto à pirataria de apostilas, acho lamentável... Já comprei algumas apostilas de colegas artesãs e te digo uma coisa, nunca compartilhei nenhuma das que comprei, pois acho a maior sacanagem... todos os moldes que tem no meu blog são moldes frees que encontrei na net, e sempre dou o devido crédito... Mas, fazer o que, né? O mundo está longe de ser perfeito e onde houver interação entre seres humanos haverão falhas... Abraços, e amei seu blog.. já to seguindo, com certeza!

Atalhos

Related Posts with Thumbnails