sábado, 12 de novembro de 2011

# DIVULGANDO SUA HISTÓRIA E SUA ARTE!

Olá queridas e queridos,

Venho hoje aqui para iniciar uma série de posts sobre pessoas...Mas a que pessoas me refiro?
Refiro-me a pessoas que admiro. Admiro pela história de vida e principalmente pelo caráter, pela arte e talento!
Durante minhas "andanças" pela NET e pelo mundo das artes em E.V.A. conheci muita gente, muitos artesãos e artesãs, muitas posturas e comportamentos, muitos trabalhos, muitas idéias...mil coisas. Dentre estas mil coisas sempre têm aquelas que pra mim de destacam de alguma maneira: positivamente ou negativamente. Dentre os destaques negativos estão algumas posturas assumidas por meia dúzia de pessoas pouco compromissadas com a arte alheia e até mesmo com a própria. Parafraseando Darth Vader, refiro-me ao "...LADO NEGRO DA FORÇA...", aos plágios, ao roubo de idéias e outras coisinhas mais, que creio eu, vocês que já me seguem a algum tempo estão cientes do que sejam. Para quem chegou agora por aqui veja os links e fique por dentro de tudo...http://clausantanaartes.blogspot.com/search/label/Desabafos ... http://clausantanaartes.blogspot.com/search/label/desabafo

Falemos de coisas boas agora, do lado positivo..."DO LADO LINDO, BRANCO E SUAVE DA ARTE..."

Posso citar como exemplo disto as artesãs e artesãos que executam e confeccionam as criações alheias, mas com a dignidade que é necessária para tal, dando seu toque pessoal,  modificando aqui e acolá, transformando mas nunca esquecendo da verdadeira origem das idéias, da fonte de inspiração (citar a criatura sem jamais esquecer o(a) criador(a). Demonstrando desta forma a gratidão e o respeito pelo outro sem com isso perder o seu mérito, o seu espaço no mundo da arte, sem perder o brilho próprio e muito menos o valor do trabalho. PARABÉNS!

Falo também das(os) artesãs e artesãos que são os criadores. Os que desenvolvem e aperfeiçoam novas artes, os que criam novas técnicas e novas idéias. Graças a Deus que temos muitos artistas talentosos assim por aí. PARABÉNS!

É sobre estes artistas que desejo falar na série de posts sobre pessoas que citei( logo no início do texto). Espero conseguir falar sobre TODOS(as) sem ser injusta ou faltosa com nenhum...

NÃO DESMERECENDO NINGUÉM, peço já de antemão que, SE VOCÊ SE ENCAIXA NESTE PERFIL, não fique chateado, decepcionado, triste, esquecido ou injustiçado caso não apareça na série de posts que publicarei...pode ser que eu ainda não tenha tido tempo de publicar ou pode ser que eu ainda não conheça SEU trabalho.

Quero demonstrar toda a admiração e o respeito que tenho por estas pessoas...quero mostrar pra vocês quem são pra mim VERDADEIROS(AS) ARTISTAS DA ARTE EM E.V.A.!

Siga o link e conheça agora quem são eles:
http://clausantanaartes.blogspot.com/2011/11/voce-e-uma-verdadeiroa-artista.html




3 comentários:

Natascha Fernandes disse...

Querida Clau!!

Sou sua admiradora e seguidora a muito tempo, e artesã também, por isso me acho no direito de também dar minha opinião (e espero que aceite, ficando bem claro q é o meu ponto de vista). Acho horrível e de péssima conduta uma pessoa copiar moldes de outras e se intitular dona, mais também não vejo tanta maldade nas pessoas que compartilham, digo isso prinicpalmente pela minha conduta, faço parte desse grupo que troca moldes de peças que gostam para confecciona-la para vender ou não (as peças confeccionadas), as obtenho por pura admiração e apreciação de quem as faz, confesso que geralmente modifico alguma coisa, dou o meu toque, mais não com a intenção de me intitular dona ou posse de algo que não é meu meu e sim da peça confeccionada com aminha arte adaptada pq por mais que alguém tente nunca ficaria identica a da autora (ñ é essa minha intenção) . Ficando bem claro, que não apoio de forma alguma as pessoas que se aproveitam do trabalho dos outros, acho isso uma falta de respeito!
Mais esse tipo de posse acontece no meio das Estrelas artesãs também, já encontrei várias peças de artesãs que admiro e fico deslumbrada com a criatividade que tem e depois de um tempo as encontrei em revistas antigas fora de fora do Brasil, seguindo muitas vezes a risca o molde e mesmo assim com a sua particularidae e dizem donas do molde e que se recusam compartilhar (juro a você que o que citei por último não cabe a você).
Você não me conhece, não tem obrigação alguma de aceitar o meu ponto de vista, não sou ninguém tão melhor que você para que vc entenda o que tentei dizer, mais na verdade o que eu quero passar é que nem todas as pessoas que trocam moldes não os faz com a intenção de usurpar o talento dos outros, e sim por pura admiração, sinceramente isso acaba ajudando a conher os criadores melhor, foi com base em moldes que eu já troquei que passei a te conhecer, e a te admirar, tente não ficar chateada com o que vê na net, infelizmente talento e sucesso é assim, traz coisas boas e ruins, e existem coisas na vida que só Deus dá e Deus tira, não serão pessoas com má intenção que as tiraram de você e muito menos aganhar as suas custas!!
Só pra não haja dúvida, não me senti ameaçada e nem estou tomando as dores, o que você escreveu não cabe a mim a não ser no ponto de compartilhar moldes, só queria te mostrar um outro ponto de vista, pois te ADMIRO e e me desanimo e ver alguém tão talentosa se deixando levar por pessoas sem escrupulos!!

Clau Santana disse...

Olá Natascha, boa noite!
Querida, muito obrigada por sua opinião e participação no blog. Seja sempre muito bem vinda!

Compreendo perfeitamente o seu ponto de vista e postura quanto à troca de moldes. Não vejo nada de absurdo nas trocas entre amigas...o que me chateia é a avacalhação que existe hoje em dia. Tudo o que é feito de forma exagerada e sem ordem acaba prejudicando alguém, e neste caso, considerando o assunto em questão, as lesadas somos nós que criamos e vendemos moldes e apostilas. Montar um grupo de artesãs e trocar moldes entre vocês é diferente de publicar os moldes e apostilas numa página e distribuir pelo mundo todo. Muitas destas "almas caridosas" nem confeccionam as peças dos moldes que trocam. Simplesmente os postam para distribuição e às vezes até vendem por valores tão ridículos que chega a ser imoral! É claro que este "intercâmbio" também tem o lado bom que você citou (propaganda), porém pra quem vive de arte (não é o meu caso, embora eu gostaria de poder...) imagine o tamanho do prejuízo financeiro! Tem gente que é tão viciado em trocas que NUNCA comprou nenhum molde! Mas produz e ganha dinheiro às custas destes. Vou exemplificar, é mais ou menos assim: EU TRABALHO E ELA LUCRA, porque para cada UNIDADE de apostila vendida (Ex.: R$ 25,00) que é trocada entre trocentas pessoas...é só o que me resta desta VENDA, ou seja, R$ 25,00. Quem GANHA (trocando) faz quantas peças quiser e as VENDE muitas e muitas vezes. Me diga, é justo com quem teve todo o trabalho de criar o modelo e ainda confeccionar a apostila? Para fazer uma apostila de qualidade se leva bastante tempo. O valor de R$ 25,00 não pagaria nem pelas horas de trabalho, muito menos pelo modelo original e inédito. O retorno financeiro VIRIA do volume de vendas, o que DEIXA DE ACONTECER quando uma apostila mal saiu do "forno" e já é posta nos álbuns de troca. Neste momento cessam todas as possibilidades de um retorno financeiro satisfatório pela trabalheira toda. É realmente DESANIMADOR!
Conheces aquele ditado que diz "CAUTELA E CANJA DE GALINHA NÃO FAZ MAL A NINGUÉM." ?
Pois é, de canja de galinha eu nem gosto tanto...rsrsrs...mas CAUTELA E PARCIMÔNIA eu não dispenso!
Bjks,
Clau Santana.

Natascha Fernandes disse...

Clau!!
Não tiro sua razão, de forma alguma, ainda mais porque sei o trabalho que você tem, só não não se estressa, não vale apena, apesar que as vezes não dá pra engolir tudo que se vê, o meu comentário anterior foi mais pra agradecer pelo seu talento e parabenizar pelo seu talento do que defender as meninas de troca, como dito anteriormente, você é muito mais do que qualquer apostila copiada, o seu talento e dedicação não tem quem copie!!Bjs!!

Atalhos

Related Posts with Thumbnails