sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

# O VALOR DA NOSSA ARTE - PARTE II

Olá amigas e amigos,

Ao longo de toda a existência deste blog já recebi vários e-mails, comentários, contatos pessoais e telefonemas de vários tipos de pessoas (parentes, amigos, clientes, curiosos, etc). A grande maioria destes contatos foram maravilhosos, agradáveis e estimulantes. Muito obrigada!

Porém...entretanto...contudo...todavia, existem sempre os desagradáveis! Ainda bem que são minoria. Dentre esses contatos considerados por mim desagradáveis estão aqueles onde ALGUNS clientes tratam dos valores das peças. 
Vejam que não falo da negociação dos descontos que é saudável e de praxe. Falo daqueles que insistem em dizer as tristes frases: 
1) "Noooossa, tá muito caro!"; 
2) "Fulana faz mais barato, porque os seus trabalhos são mais caros que os dela?";
3) "Puxa vida "amiga"...mas é E.V.A., deveria ser mais barato!"

Amigas e amigos artesãos, não sei se vocês também passam por isso mas, eu sei bem o que é a tentativa de desvalorização dos trabalhos artesanais. Digo TENTATIVA porque eu não permito que façam isso com os meus, mesmo que alguns assim o queiram! Geralmente respondo a algumas destas frases dizendo assim: 

1) "Certos artesanatos e certas artes são luxo e não são para todos, infelizmente nem todos podem pagar o valor devido. Sinto muito em não poder atendê-la com um preço menor."

2) " Não sei porque Fulana faz um preço menor, mas sugiro a você que a procure pois parece-me que suas preferências e interesses se adequam melhor aos trabalhos dela que aos meus." 

Sei que pode parecer grosseiro com as pessoas...mas é a mais pura verdade!
Comprar arte e artesanato não é pra quem quer. É pra quem pode! E a variedade de opções e a liberdade de escolha que cada um de nós têm nos permite comprar de quem melhor se enquadre às nossas condições. Para isso existem vários tipos de artesanatos, artes e vários tipos de artesãos e artistas. 

Além disso, os materiais que utilizamos não se transformam sozinhos, não se moldam sozinhos, não se agrupam sozinhos. Eles não são as artes em si mesmos e precisam de nossa sensibilidade para dar-lhes a forma e um caminho. Portanto...

3) "Quando faço artesanato eu não vendo E.V.A., cola, isopor, etc...eu vendo meu  tempo, minha inspiração, meu bom gosto, meu talento e minhas idéias. EU VENDO ARTE!"

Bjks, até mais e muitíssimo obrigada a todas as pessoas que sabem valorizar os trabalhos artesanais!

Clau Santana.

33 comentários:

Joaphia Artes e Cia disse...

Eita... caso sério heim Clau... mas é verdade e vc tem TODA RAZÃO... as pessoas tem a tendência a não valorizar trabalhos feitos manualmente... já passei por isso quando confeccionava bijuterias, ouvia frases bem parecidas com essa, mas depois de um tempo desisti... o que nao vai acontecer agora com o EVA... me apaixonei de tal forma por esse trabalho que não passou um minuto sem pensar nele... e se nós mesmas não valorizarmos nosso trabalho não dá pra esperar que outros o façam né... Suas respostas podem até parecer "grosseiras" mas não daria pra dizer nada diferente a alguém que tenta desvalorizar o que faz... Nao dá... Ainda mais as coisas que vc faz que são perfeitas... Que DEUS te abençõe e te de sabedoria sempre pra lidar com esses probleminhas... Abraços e fique com Papai do céu....

Margareth disse...

Nossa Clau,parece que vc relatou meu dia-dia,ouço isso muito,mas temos que colocar a educação na frente e esquecer esses desprazeres da vida e só ouvir coisas boas,beijocas Sucesso sempre.

Petit Poá handmade disse...

Clau do céu vc está certa, isso acontece comigo mas, por incrivel que pareça sãos as pessoas de maior poder aquisitivo que fazem isto.
Credo! parece que quem mais tem mais gosta de TENTAR não conseguir devalizar nosso trabalho.
As vezes da um desamino com qundo acontece estas coisa que eu chego a pessar que eu estou errada...mas, logo passa.
Se nós baixarmos o valor de no trabalho daqui a pouco estamos trabalhando de graça!
Força que seu trabalho é lindo e vamos em frente que se Deus nos deu este dom temos que agradecer valorizando cada dia mais.

Bjs

Unidas pela Arte disse...

Assino em baixo e te agradeço muito por sabias palavras...não é a toa que sou fã do seu trabalho e de sua pessoa, vc traduziu exatamente nossa realidade!
Beijo e continue assim sendo esse ser iluminado!

manualidades anny disse...

Completamente de acuerdo con todo lo que dices, la gente no sabe valorar el trabajo del artesano.. es una verdadera lastima, pero sabes cuando alguien me dice es solo foamy, yo respondo no vendo el material vendo en lo que se tranformo ese material, si quieres el material en la papeleria lo venden suerte....

Besos

Unknown disse...

Paz e Bem a vc querida! Estou de pleno acordo com seu desabafo, tbém escuto estes tipos de comentários, mas não me abalo mais com eles, pq não vale a pena... Não quer tem quem queira!!!!
Jesus te abençoe.
AH, dá uma passadinha no meu blog tbém,por favor, por favor,simmmmmmm?
bjus

Cidha Mota disse...

Idem, idem, idem. Comigo tem ainda: "...mas, você vai usar só pedacinhos, os retalhos de EVA, portanto não vai precisar "comprar". É de doer!!! Mas, amamos a arte e continuemos a produzir belíssimas peças... mesmo engolindo sapos. Deus te abençoe e a nós todas também.

Edna disse...

De fato as pessoas não sabem o trabalho que dá, a desvalorização é muito grande. adorei o que vc escreveu! Bjos!

Lucilene B. de Souza disse...

Concordo com você em todos os itens, porque muitos não sabem o que é fazer uma arte... não sabem o tempo que você aprecia em fazê-la, muito menos em dar um toque especial em cada arte ou como chamam os que não entendem... o que fazemos.Então concordo, concordo e concordo plenamente com você. Por isso muitas vezes é preferível ficar sem vender a peça do que mendigar o gosto ou o prazer de ter a arte sem um mínimo de amor que foi dado a ela quando a fazemos.
Um grande abraço....

•·.·´¯`·.·•Artes da Emilinha•·.·´¯`·.·• disse...

Ai adorei!!! Posso levar esse incentivo ao meu blog??? Poxa isso é a mais pura verdade. Existe pessoas e mais pessoas e para falar a verdade. Cansam a nossa beleza e paciência... Eu costumo dizer aqui em casa para os meu familiares. Se quer barato vai na loja de 1,99 e compra algo para dar. rsrrsr Bjkas e obrigado pelo grande incentivo a nós artistas de verdade!!!

Clau Santana disse...

Queridas, muito obrigada!

Artes da Emilinha e demais amigas que tenham interesse, sintam-se à vontade para levar minhas palavras para onde vocês acharem pertinente. Agradeço muito!
Bjks,

Clau Santana.

meire lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meire lima disse...

amiga querida .nem vou me estender nesta questão
concordo com vc em número,gênero egrau.vc ta corretissima.
bjs e se kizer me visitar ficarei muito honrada .bjss

meu blog é http://jardimcoloridoeva.blogspot.com

Anônimo disse...

Já tive barraca em feira de artesanato e fiquei cansada de ouvir esses tipos de coisas!Essestipos de pessoas não conhecem arte.Gostei de sua franqueza!Andréa

Renata EVA'rte disse...

Concordo com tudo que você falou! Mas não vale a pena se estressar com gente que não da valor para o nosso trabalho. Sabe que se a pessoa acha caro eu prefiro nem vender pra ela!rsrsrsr....
Minhas criações são como filhos...srrsrs...fico até com pena de entregar! Creio que isso acontece com todas as amigas que trabalham com artesanato!
Grande beijo Clau!

Anônimo disse...

Oiêêêê...primeiro que,quem fala o que quer,escuta o que não quer.Até pra pechinchar,tem que ter polidez...Sou professora,mas trabalho com meu love em edições de vídeos e afins...bão...até nisso a turma "quer de graça",e a cidade é pequena e eu,logo "desço a ladeira",sempre fui verdadeiramente sincera e objetiva,por exemplo,vieram me trazer um trabalho em cima da hora pra ser feito,então,dei o preço da mão de obra e da urgência,pois teria que parar os demais que poderiam ser entregues depois,a pessoa reclamou e eu, calmamente respondí:"_Olha,tem o fulano e o siclano que fazem,fique à vontade para levar pra eles."
Quem é profissional e verdadeiro no argumento tem a credibilidade...Tanto que a pessoa fez o trabalho com a gente!;)Profª "tia" Pri

Rabiscos Atelier disse...

Clau suas palavras além de serem verdade são inspiradíssimas.Estamos começando o trabalho com eva e nos deparamos muitas vezes com situações parecidas com as descritas por vc. Confesso que me emocionei qdo vc fala que nao é E V A, nem cola ou isopor, mas sim a nossa inspiração, nosso talento, etc.Muitas vezes nos constrangemos qdo nos dizem ser caro o valor que pedimos , mas a partir de hj queremos tomar uma postura parecida com a sua,pois achamos a mais correta.Obg pelas palavras motivadoras.
Simone Araujo

Anônimo disse...

Clau estou de pleno acordo, imagine que comigo é ainda pior pois estou começando, "Nossa mas pra você que está começando deveria cobrar mais barato", estou começando mas sei fazer contas, pra ter o retalho disponível eu preciso comprar a folha inteira concorda? Nem o blog eu montei ainda, mas a cada peça que faço dedico todo meu capricho, carinho e amor pela peça. Se eu não valorizar meu trabalho agora quem vai valorizar depois. Passei por isso a uma semana e dei a mesma resposta que você, conclusão: ontem ela voltou para fechar a encomenda e pagou adiantado. Comigo é assim, se quizer uma encomenda bem feita que pague por ela. Beijinhos.

Gigi*_* disse...

Olá Clau!!!Concordo plenamente em tudo que escreveu!As pessoas tem que aprender a valorizar os trabalhos artesanais e infelizmente muitos não valorizam e isso tem me desanimado bastante!Q Deus nos ajude!!!Bjs querida e obrigada por tudo...

sibele disse...

Não só concordo como assino embaixo!!
Vc está de parabéns pelo post

bjs

Caren disse...

Está corretíssima Clau! Expressou muito bem a situação! Posso divulgar sua frase final? É perfeita, até minhas alunas vão gostar, pois não só eu como elas, passam por isso.
Beijos!

Karina Moreira disse...

Oi Clau! Concordo com você plenamente. Só quem faz artesananto sabe o trabalho que dá e a dedicação que é necessario ter para que a peça fique perfeita. Mas fique tranquila, só os bons permanecem! Gostaria que você fosse ao meu blog pegar um selinho que enviei para você. Abração.

Heloísa disse...

Maravilhoso e ainda fechou o post com chave de ouro. Obrigada! Pena que quem está lendo seja em sua maioria as artesãs blogueiras. Vamos divulgar para que o publico e potenciais clientes também leiam!!!

Adriana'rtes disse...

Amiga, não fique triste com estas pessoas, pois elas tem mesmo a mania de não valorizar o trabalho dos outros, acham muito facil, né? Meu pai era pintor de quadros e fazia trabalhos maravilhosos, de paisagens da nossa cidade Ouro Preto.Ele faleceu já há 18 anos, mas ele sempre dizia isso, o artista nunca tem valor, seu trabalho é caro, bonito é sempre o do outro. Parabéns pelas suas respostas aos clientes que dizem isto, vc respondeu a altura. Um abraço, Adriana.

jovoloski Artes disse...

vc disse tudo, está certissima. essa semana li seu post e me apareceu uma dessas encomendas pechinchadas, lembrei de tudo que li aqui, dei meu preço e fui firme... não é que a pessoa aceitou hehehehe Obrigada!!!!! haaaa to aqui em Porto Velho, quando vier por aqui avisa que a gente monta uma tarde de papo e eva, ou pode ser sem eva, só papo hehehe é bom conhecer e fazer amizade com as artesãs da região.
bjs

Leni arte em e.v.a disse...

Olá Clau,como sempre vc sempre diz as coisas certas.Por isso te admiro tanto,como artesã,como pessoa,como colega de profissão.Como todas aqui, concordo com vc e também acho que deveríamos divulgar suas tão sensatas palavras.Isso também nos ajudaria muito,pois é difícil fazer as pessoas entenderem isso.Amei a forma como traduziu o sentimento de muitas de nós em suas palavras de desabafo.
Bjs e que Deus te abençoe infinitamente.

CRIARTE E.V.A disse...

É isso ai Clau!
Nao deixa ninguem desvalorizar o seu e o nosso trabalho.Caro é agente ficar horas e horas sentada testando um molde se vai dar certo ou nao.Entao caro é o nosso bumbum que ficamos horas e horas pra fazer um belo trabalho para que tenhamos um bom resultado no final!Parabéns pelas respostas!
Tathy Criarte E.V.A

Marcela disse...

Olá querida Clau!!! Tudo bem flor???
Faz tempo que acompanho sua arte, e elas são lindíssimas, vc é muito talentosa!!!
Quero te agradecer pois graças ao seu passo a passo foi que eu consegui fazer minha primeira fofucha, ela não ficou tão boa pois o rostinho não ficou do jeito que eu queria, mas eu não parei, fui fazendo uma atras da outra, acho que agora estão ficando muito boas.
Agora crio também meus modelinhos!
Então estou deixando o comentário neste post, pois gostei muito do seu desabafo e gostaria de colocar uns parágrafos no meu blog, espero que não se importe, mas vou colocar seu nome como autora!
Se tiver um tempinho passa no meu cantinho pra vc conhecer meu trabalho!!!
Bjus!!! Fica com Deus!!!

Meire Gouveia disse...

oi clau querida.tudo bem??
então vim te pedir um big favor
será que eu posso copiar esse texto e colocar no meu orkut.Pois to passando por esse problema.fico aguardando sua resposta.
com carinho
meire

Wellington Lucena disse...

ARRAZOU..........SE NÓS NÃO SOUBERMOS DAR O DEVIDO VALOR A NOSSA ARTE , OS OUTROS TB Ñ DARAM, PORTANTO CONCORDO COM VC, NÃÕ ESTAMOS VENDENDO O MATERIAL, E SIM A ARTE QUE FAZEMOS ATRAVES DELES.
SOU SEU FÃ DESDE JÁ....CONTINUE ASSIM.
UM BJ.

Lang Design disse...

Ola.. Clau.. primeiramente quero dizer que sou sua fã, adoro seus trabalhos e os valorizo muito.. parabens...
e tb concordo com o que vc diz a respeito de valores... nossa como as pessoas choram por um preço mais inferior.. so que essas pessoas nao tem a capacidade e nem o dom de fazer semelhante aos nossos produtos... e ainda se acham no direito de dizerem que estao CAROS..

Lang Design disse...

ixi aperte botao errado aqui e ja foi enviado a mensagem..rsrsr desculpe...
mas como eu estava dizendo.. estas pessoas pra mim nao tem um pingo de etica... querem se aproveitar do dom de outras pessoas... eu estou começando agora... e o que que mais vejo...e ouço.. vc nao pode fazer um precinho mais camarada...
affff... tem hora que tenho vontade de desistir.... mas a vontade de crescer artesanalmente e maior.. e estou começando agora.. e tudo no começo e dificil mesmo..
mais uma vez.. parabens pelos seus trabalhos...
e ja estou lhe seguindo com toda certeza..

se puder da uma passadinha no meu cantinho pra vc conhecer minhas artes tb...rsrsrs...

ficarei feliz com sua visita..

www.langdesignartesanatos.blogspot.com

bjs

karin

mayorguita disse...

Hola amiga, es verdad eso del precio de las manualidades, hacemos nuestro arte con las manos y lo mas importante con el corazon, pues a mi me pasa que pierdo la nocion del tiempo cuando me inspiro, jajajaj toda una Davincci, para que despues no valoren lo que vale la artesania es injusto.

Atalhos

Related Posts with Thumbnails