domingo, 5 de fevereiro de 2012

# COMO SER UM ORGANIZADOR DE CURSOS/OFICINAS?

3) QUAIS AS QUALIDADES e RESPONSABILIDADES INERENTES A QUEM ORGANIZA UM CURSO/OFICINA?
Para se tornar um(a) organizador(a) de cursos/oficinas é necessário ser honesto, muito responsável e bastante organizado pois você deverá tomar as seguintes providências ("não necessariamente nesta ordem"..rsrsr):

* Contactar os alunos para:
 a) verificar o interesse na participação do curso;
 b) escolher que professor será contratado para ensinar;
 c) verificar que peças estes desejam aprender** ,
 d) após o contato com o professor, transmitir os informes gerais e comunicar o valor do curso por aluna;
 e) combinar a forma e data de pagamento do curso.

* Contactar o professor para estabelecerem:
 a) os valores e formas de pagamento do curso;
 b) o local de hospedagem, alimentação e deslocamentos;
 c) os tipos de peças escolhidas para serem ensinadas**;
 d) as datas, duração do curso e locais;
 e) a quantidade mínima e máxima de alunos por turma;
 f) a entrega (ou não) de certificados e brindes para sorteio entre os participantes;
 g) a necessidade (ou não) do espaço para exposição de peças para comercialização;
 h) o fornecimento (ou não) do material (E.V.A, bolinhas de isopor...etc) do curso.
** Alguns professores já têm os cursos estruturados com peças previamente estabelecidas e, nem sempre isto pode ser alterado conforme a vontade dos alunos.
* Montar a(s) turma(s) conforme a necessidade do professor ou ambiente a ser realizado o curso;
* Providenciar o recebimento e/ou envio do pagamento dos honorários do professor conforme combinado com este e com os alunos;
* Providenciar alimentação/hospedagem e deslocamento do professor para o período do curso;
* Providenciar o espaço físico e organizar a estrutura do local para a realização do curso;
(para obter maiores informações sobre este item leia o post "O QUE É NECESSÁRIO?" http://clausantanaartes.blogspot.com/2012/02/o-que-e-necessario.html )
* Providenciar kits de materiais, brindes ou mimos para sorteios entre as participantes do curso  (item opcional mas que faz muita diferença e estimula as alunas a se inscreverem).
ATENÇÃO!
Como você pode observar, não é tão simples organizar um curso presencial. Note que leva tempo e é trabalhoso e, portanto, nada mais justo que você receba por seu esforço e providências (a não ser que você não faça questão alguma de ser paga por seus serviços e despesas).
Pois bem, EU ACREDITO que a forma mais simples e segura de você ser paga por seus serviços (sendo você pessoa física) é acrescentar uma quantia extra ao valor do curso por aluna que foi fornecido pelo professor.
Exemplificando: Digamos que o professor informou que o valor do curso por aluna a ser repassado para ele é de R$ 100,00. Você deverá acrescer a este valor por aluna, a quantia suficiente para arcar com as despesas que você terá para a organização e realização do curso, e pelo pagamento do seu trabalho.

Para os organizadores que são proprietários de lojas, papelarias e ateliês que vendam o material do curso, normalmente a condição para a organização e participação de cada aluno no curso, é que a compra de todo o material a ser utilizado no curso, deve ser efetuada no próprio estabelecimento. Alguns destes organizadores também acrescentam um percentual ao valor do curso para obterem lucro além da venda do material.

Então, agora diante destas informações...MÃOS À OBRA e BOM TRABALHO!

Um comentário:

Joaphia Artes e Cia disse...

Oi amada... adooooooooooooooooorei tudo que escreveu e tem tratado aqui sobre as oficinas... por enquanto só dei virtuais e ao vivo por que o que nao tenho é tempo pra organizar oficinas em blogs fechados, mas pretendo faze-los também... Obrigada por compartilhar não só suas preciosas criações, mas também conhecimento... um GRANDE beijo querida e fique com Papai do céu

Atalhos

Related Posts with Thumbnails