terça-feira, 31 de julho de 2012

MOLDES GRATUITOS PARA EVA CRAFT 3D - VOCÊ QUER?

Olá queridas e queridos,

Volto aqui falando novamente sobre o que realmente me interessa: ARTES EM EVA!
Faz pouco tempo eu falei sobre o EVA 4D
links: http://clausantanaartes.blogspot.com.br/2012/06/tecnicas-x-tecnicas-quem-vence-e-arte.html  e http://clausantanaartes.blogspot.com.br/2012/06/o-que-sao-os-bonecos-4d-em-eva.html
e sobre minhas dúvidas sobre o que seria a tal quarta dimensão certo?
Pois bem, depois de esclarecido que foi um erro de nomenclatura e que eram mesmo peças 3D (O correto seria chamá-lo de EVA CRAFT 3D), pensei muito, analisei, xeretei, pesquisei e finalmente já me sinto apta para falar um pouco mais sobre o assunto e dar uma dica pra você que deseja confeccionar peças deste tipo.

Não sei se todos vocês sabem, mas faço artesanato já faz um bom tempo. Antes do EVA eu fazia arte em papel. Adorava fazer, cartões, quadros, painéis, utilizando técnicas como o origame, o origame arquitetônico, o quilling, o kirigame e o kiriê entre outras. Por conta desta arte eu passava muito tempo olhando sites e peças na NET, admirando, buscando inspiração e informações sobre como melhorar.
Nessas andanças eu via muita coisa que me interessava e muita coisa que era interessante mas que pra mim na época não era relevante. Parte do que vi foram sites e blogs sobre uma arte chamada PAPERCRAFT 3D, que consiste na confecção de uma infinidade de belas peças tridimensionais em papel a partir da montagem, encaixes e colagem de cada parte formadora da figura. Veja abaixo alguns exemplos e seus links de origem:



Para esta arte ser bem feita requer corte e colagem perfeitos e, dependendo da peça, uma pintura* perfeita também. Para que isto ocorra com eficiência é necessário equipamentos especializados como impressora a laser, tábuas de corte, estiletes de precisão, compassos de corte, tesouras especias, cola branca de qualidade e também...MUITA PACIÊNCIA...rsrsrs...

Nota: *Em algumas modelos já se imprime o molde das peças com as cores desejadas.





Pois bem, depois de analisar percebi que a forma de confecção das peças do PAPERCRAFT 3D é extremamente semelhante à confecção das peças do EVA 4D (exceto pelas lapelas) pois o corte, colagem e a forma de montagem são quase idênticas e o material utilizado também é específico (bisturis, colas especiais, tintas específicas e também...MUITA PACIÊNCIA...rsrsrs...)

Existem muitos sites que têm os moldes gratuitos para papercraft 3d disponibilizados por seus próprios criadores (NÃO ME REFIRO AQUI ÀS PÁGINAS DE MOLDES PIRATEADOS!!)
que podem ser perfeitamente adaptados ao EVA.

Muitos dos moldes existentes gratuitamente são de criação de artistas japoneses. No site dos modelos abaixo você vai encontrar muuuuuuuuuuita coisa linda!!








No japão esta arte em papel é chamada de PEPAKURA e já existe um programa gratuito de computador para a confecção dos moldes. Veja o link: http://pepakura-designer.softonic.com.br/

Além dos links que postei acima, existem muitos outros. Pesquisem, baixem os moldes e aproveitem para montar suas peças. 

Mas, não esqueçam de dar os créditos dos moldes ok? 
Nada de montar/confeccionar, mudar uma coisinha ou outra a partir dos moldes alheios e dizer que criou. Faça o que é correto e respeitem os verdadeiros criadores!!

OBS.: Se você não tiver nem idéia de como montar as peças usando EVA, saiba que já existem cursos ensinando a técnica de montagem do EVA CRAFT 3D. Alguns cursos são virtuais e outros presenciais. Escolha o que for melhor pra você e mãos à obra!

Bjks e até mais!

12 comentários:

Paty Maciel disse...

valeu clau,,,por isso que fui logo perguntando tbem para vc,pois sei que vc é uma pessoa muito bem informada. obrigada.
Vc arrasa em suas postagens. Parabens...

Laura de Garza disse...

Muchas gracias por tan útil explicación, direcciones de sitios y recomendaciones que nos haces. Dios te bendiga.

Lúbia Liz disse...

Adorei a dica Clau !
Qualquer hora me arrisco :)

Anju Evarts - Andreia Sterchille disse...

clau .. realmente vc falou tudo.... nada é criado somente adaptado em outro material.... admiro sua vontade em conhecer novas tecnicas e nunca falar sem ter certeza do que é... parabéns.. suce$$$$$oooo sempre..
beijocas

Virtual vivendoemeva disse...

Clau, ter informação e se apropriar delas é uma das coisas mais gratificantes que existe para um ser humano, pois são coisas que jamais nos são tiradas!! Como falei a vc, somos artesãs vendedoras e precisamos saber o que vendemos, caso contrario, estamos deixando mazelas em nossas alunas, seguidoras, clientes, etc.Por este motivo agradeço a vc, pela oportunidade de vistarmos seu blog e nos mantermos bem informadas, pois as vezes até temos curiosidade, mas o tempo é tão corrido que deixamos "pra lá" e que bom saber que vc se preocupou em esclarecer algo que pra muitos ainda era dúvida!!
Agradeça a seu tempo..hehehehehe!! bom trabalho por aí e que venham mais leituras informativas!! afinal CLAU TAMBEM É CULTURAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

KKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkk arrasou de novo, mas esse não me atrai não. Desejo a todas que gostam dessa técnica que aproveitem e que façam ótimo uso dela.
Euzinha prefiro continuar na execução dos tradicionais mesmo que é o que me faz feliz, pelo menos até que apareça alguma outra técnica que me atraia mais.
Parabéns pela bela postagem de esclarecimento sobre a técnica. Beijos

Kelbia Campos disse...

Muito bom mesmo esse seu post amiga..São coisas fundamentais que nós artesã precisamso saber..lendo isso tudo aqui fica muito mais claro oq é na verdade esse tão famoso e.v.a 4d que de 4d não tem nada rsrrs.

Queila Mayor disse...

Muito obrigada pelas dicas! E muito bom saber que ainda existem pessoas como vc!Se puder me siga no meu blog: cheiroeart.blogspot.com. Será um imenso prazer te-la como seguidora. bjos.

dricaesuasartes.blogspot.com disse...

Adorei mais uma aula sua Clau... sempre nos deixando a par de tudo o que acontece no mundo do eva e muito mais....é por isso que te adoro.
Um enorme beijo...nos veremos em breve..

Cia dos Enfeites disse...

É maravilhoso saber que existem pessoas como você.
Obrigada por compartilhar tantas coisas. Você é demais....beijos no coração.
Léia

elly disse...

Olá amore
tudo bem?
venho sugerir que curta minha pagina no face
há 4 sorteios no blog para vc participar
e será uma honra ter sua participação!
espero que curta e que o blog possa te dar dicas
que realmente sejam valiosas =)
obrigada
super beijo♥
www.coisasdeladdy.com
www.facebook.com/coisasdeladdy

Regina L. M. disse...

oi l boa noite esta vendo deixando uma visitinha aqui no seu blog e conferindo as novidades de seu cantinho. Vejo que esta lindo, eu nao me canso de admirar seu blog e claro seus trabalhos e sugestoes que deixas para nós artesãos. Passei a ser seguidora do seu blog e te convido a conferir meu cantinho tambem, Paixão por Artesanato, e ser seguidora do meu blog, sempre atualizo com meus trabalhos em croche eu eu amor fazer, e tambem com as novidades do ramo do artesanato em geral. Linda estamos reaizando um super sorteio em parceiria com a Bigartes, gostaria de ver voce participando, quem sabe nao é vc a sortuda por ganhar uma vale compras no valor de 50,00 reais? Vai la e se inscreva, nao esqueça de divulgar o sorteio. Se puder me ajudar, a divulgar o meu blog, eu ficaria muito grata, pois eu retribuirei tambem a vc . Te deixo um bjao Regina

Atalhos

Related Posts with Thumbnails