sexta-feira, 20 de julho de 2012

VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO ERRADO!

Olá queridos e queridas,
Venho hoje aqui para falar de um assunto já muito debatido por mim aqui no blog: A PIRATARIA NO MUNDO DA ARTE.

Tenho visto muito desta atrocidade acontecendo pelo mundo real e principalmente no virtual. A cada dia que passa eu percebo que os valores estão se invertendo e os bons acabam desistindo de lutar diante dos maus. Ou seja, a cada dia os/as piratas se organizam mais (criando mecanismos para piratear com sossego e livremente, na "calada da noite"), e as/os prejudicados se recolhem mais (ou desistindo de criar ou desistindo de defender seus direitos).

Compreendo que muitos desistem por...
1) Falta de força ou de fé que isso um dia mude;
2) Por medo de represálias por parte do seus algozes (muitas/os piratas fazem campanha terrorista contra os que se rebelam. Eles xingam, avacalham e pioram ainda mais a distribuição das obras)
3) Ou ainda muitas desistem de lutar também por acharem que nada pode ser feito contra este mal.

Bom, a questão é que não é bem assim! Temos mecanismos de defesa sim contra as piratas e este é a LEI DOS DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET. 

Neste caso, EU CHAMO DE PIRATARIA VIRTUAL O ATO DE DISTRIBUIR, MOLDES, APOSTILAS ou CURSOS VIRTUAIS ATRAVÉS DOS GRUPOS DE TROCA, ÁLBUNS DO PICASA, ORKUT, SKYDRIVE E DEMAIS FONTES DE DISTRIBUIÇÃO, SEM O DEVIDO CONSENTIMENTO DO(A) AUTOR(A).

Sei que muita gente pratica a pirataria virtual por desconhecimento da Lei, e que se soubessem das consequências que podem sofrer não o fariam, então, pra vocês os(as) desavisados(as) vejam:

"Direito autoral na Internet

A novidade da Internet tem trazido alguma confusão no que se refere a propriedade de conteúdo  disponibilizado on-line. Muitas vezes, pensa-se, erroneamente, que qualquer conteúdo disponibilizado na Internet passa a pertencer ao "domínio público", podendo ser livremente utilizado.  Esse é um engano que já trouxe problemas sérios a pessoas que, por desconhecimento da lei,  se apropriaram indevidamente de textos, imagens ou outros tipos de conteúdo disponibilizados na Internet.  Mais grave ainda é a apropriação e utilização de produtos digitais comercializáveis.
VEJA O QUE DIZ A LEI DOS DIREITOS AUTORAIS EM RELAÇÃO AS SANÇÕES:


LEI Nº 9.610, DE  19  DE FEVEREIRO DE 1998..."

 Para continuar a ler e saber mais acesse o site:

O mais triste é que muitos(as) piratas usam o nome de Deus ou frases bíblicas para explicar a prática da pirataria,  ou ainda usam outras frases feitas de grandes autores (Cora Coralina é uma das preferidas...rsrsrs...) retiradas de um contexto totalmente diferente da situação em questão, e as utilizam de forma equivocada para justificar o ato ilícito

Das duas uma: Ou VOCÊS ESTÃO FAZENDO ISSO ERRADO, ou EU SOU OBTUSA E CEGA POR NÃO TER VISTO, LIDO E COMPREENDIDO nas Sagradas Escrituras a parte em que Deus disse que COMPARTILHAR É UM ATO DE AMOR MESMO QUANDO ISSO FOR UMA PRÁTICA CRIMINOSA!

Já sei, já sei, já sei que depois deste texto eu vou ser novamente odiada e crucificada por você pirata (que mesmo tendo ciência de que está errado) ainda se acha no direito de se chatear e de me agredir por eu expor o meu ponto de vista, mas...

EU FALO, EU RECLAMO, EU ESBRAVEJO E EU DEFENDO OS MEUS DIREITOS SIM! 
Afinal de contas,
 NÃO SOU EU A ERRADA, NEM A CONTRA A LEI DESTA HISTÓRIA TODA!

E você artesã(ão) que também se sente lesada, vai ficar aí calada? 
Pois, mesmo me sentindo só na luta em muitas das vezes, EU NÃO VOU, e recomeço hoje a campanha contra essa palhaçada!!


Bjks e até mais!
Clau Santana.

8 comentários:

Atelier Mil e Uma Artes disse...

Concordo plenamente com tudo que você disse,Clau!! Nunca passei por uma dessas,mas concordo com cada palavra sua.
Ninguém pode desistir de lutar pelos seus direitos,seja onde for, que esteja sendo lesado.
Bjos.
Adalgisa.

Joaphia Artes disse...

Concordo em genero numero e grau e se tiver mais alguma coisa tambem... ach oo que é feito uma tremenda sacanagem com quem trabalha tanto pra elaborar uma peça, um curso, enfim.. quem faz nao tem a menor ideia do trabalho que dá... se soubessem distribuiriam seus proprios moldes e nao os dos outros affffff....

Dani disse...

Eu concordo com você. Já vi blog de troca de apostilas, revistas, moldes (vc dá uma apostila, por exemplo e ganha outra), blog que a pessoa pega fotos de outros blogs e posta como se ela mesma tivesse feito e ainda aqueles que pegam um molde, passam por cima e escrevem o seu nome dizendo que inventaram (sendo que publicou mtoo tempo dps da outra pessoa). Acho um absurdo isso! Claro que tem certos trabalhos que várias pessoas conseguem fazer parecido e ngm está "roubando" ngm, mas existem os que pegam mesmo o trabalho de outro artesão na maior cara dura.

Pontrofalei :P

Bjos, Dani

Tatiana disse...

Querida Clau já passei por isso também.Me senti usada,feita de boba...sei lá...não é uma sensação muito boa....Muito triste mesmo.
Estou contigo e não abro!
Lutar e não se calar!
Que o Senhor Jesus nos dê sabedoria par ligar com tal situação.
Fica na Paz.
Beijos
Sua Fã....Tatiana (Pequanarteira)

Mara Matos disse...

Oi eu acho pirataria nao a pessoa tentou fazer e saiu conforme ela conseguil porque pirataria.

Anônimo disse...

Nao acho pirataria nao ela tentou fazer a peça.

Patty disse...

Meninas.. olha só, sou contra a pirataria tbm!
Mas preciso que, por favor, alguém me explique uma coisa. Quando a gente vê uma peça na net e tenta fazer uma igual, é pirataria tbm?? E qdo aprendemos um PAP, em vídeo ou foto, e reproduzimos a peça tbm é pirataria?? Estou preocupada... alguém me explica, por favor?!
Obrigada.. ^^

Dedetizadora disse...

A pirataria é realmente uma verdadeira praga, enquanto uns passam horas, dias, semanas, meses, anos desenvolvendo um produto inédito para lançar no mercado. Aí vem os piratas e copia sem ter trabalho algum lançando no mercado como se fosse o criador do produto.

Sou contra a pirataria.

Abraços
Dedetizadora

Atalhos

Related Posts with Thumbnails