quinta-feira, 3 de maio de 2012

EDUCAÇÃO E RESPEITO !

Olá queridas e queridos,

Faz tempo que eu não escrevo muita coisa aqui no blog não é verdade? Pois é minha gente, é por falta de tempo mesmo e não descaso tá bom?!...rsrsrs...
Então, esses dias eu estive pensando em um assunto que me deixa incomodada, mas que não é novidade pra ninguém que já me conhece e me acompanha por aqui.

E o assunto em questão é: A FALTA DE RESPEITO COM O TRABALHO ALHEIO!

De que trabalho e de que falta de respeito eu falo neste momento?
DO NOSSO QUERIDO ARTESANATO E DA TRISTE MANIA QUE ALGUMAS PESSOAS TÊM DE "ESQUECER" DE CITAR A FONTE DE SUAS INSPIRAÇÕES AO COPIAREM UMA PEÇA CRIADA POR OUTRAS!

Olha, sei que tem muita gente que omite não por má fé e sim por desconhecer a fonte ou por não ter sido informada de que é necessário, educado e respeitoso fazê-lo.

Para essas pessoas eu deixo umas dicas:

1) TODAS AS VEZES que você copiar um modelo de qualquer peça de qualquer artesão cite a origem da idéia ok? Uma boa maneira de fazer isso é escrevendo na legenda da foto ou na própria foto, de maneira discreta porém visível, assim:
EXECUÇÃO: Seu nome
IDÉIA ORIGINAL: Nome do criador.
2) Outra coisa importante de ser lembrada é que: MUDAR AS CORES OU COLOCAR UM LAÇO OU RETIRAR ALGO da idéia original não significa que a peça agora pode ser citada como SUA CRIAÇÃO.
Neste caso você deverá indicar na legenda que executou com algumas modificações, mas mantendo a indicação que o criador da peça original é outra pessoa.
3) Se a sua peça foi confeccionada com partes de idéias de outros (um chapéu, um sapato, uma roupa, etc) também é de bom tom citar esse detalhe.
Estas atitudes demonstram que você valoriza o trabalho/idéia do outro, mostra que você é EDUCADO e que RESPEITA o seu colega de profissão!

Para aquelas pessoas que têm total consciência do que citei acima e que omitem a fonte por pura vontade, desleixo ou descaso, eu tenho alguns questionamentos a fazer:

1) O que lhe custa dizer que REPRODUZIU  a peça, ou que COPIOU a idéia com pequenas modificações, ou que se INSPIROU no trabalho de outro?!
2) Em que isso diminui a sua capacidade ou o seu valor enquanto artesão?
3) Por acaso isso vai fazer o artesão criador ser melhor que você ou fazer você ser menos importante que ele?
4) Citar a fonte de inspiração vai fazer você "encher a bola" do outro e consequentemente fazer propaganda da concorrência?
5) Se é esta a questão, a propaganda feita vai fazer você perder clientes?
6) Citar a fonte de inspiração vai fazer as pessoas que te seguem e te admiram "descobrirem" que você não é tão criativo quanto diz ser?

Esses questionamentos ficam martelando na minha cabeça toda vez que me deparo com a situação do desrespeito que citei anteriormente. E isso está tão comum no meio do artesanato, vejo isso acontecendo diariamente com tantos(as) artesãos(ãs), que acredito que a minha cabeça vai explodir de tanta martelada!...rsrsrsrsrsr...
E que Deus me proteja a partir deste momento!
Bjks e até mais!
Clau.

6 comentários:

maos que brilha disse...

oi clau,eu acho lindo seus trabalhos ,gostaria de fazer uma pergunda .se vc poderia me ajudar,pois eu gosto em aprender,eu me espelho um pouco em que um dia consiga atingir meus objetivos.Clau vc diz que tudo tem tecnicas vc nao poderia me dizer qual o programa que vc usa pra fazer os esboço ou desenho pois tenho muitas ideias s´que nao sei como utilizar nao fique braba comigo,porfavor nao endenda mal eu só quero aprender a fazer meus proprios moldes .me desculpa de qualquer coisa

Clau Santana disse...

Olá querida, boa tarde!

Eu não uso programa para esboçar os moldes ou as idéias, faço tudo a mão livre mesmo. Agora, para transformar os riscos em uma forma mais limpa na hora de transpor os moldes para as apostilas, um bom programa que eu uso de vez em quando é o COREL DRAW (usei nas primeiras apostilas que lancei). Mas utilizei somente para transformar as linhas grossas do lápis em linhas mais finas e sem "tremores" para uma melhor apresentação da folha de moldes.

Mas menina é uma trabalheira tão grande lidar com ele que eu nunca mais fiz!...rsrsrs...
Agora vou desenhando e uso somente um bom lápis e uma boa borracha pra ir fazendo tudo!

Se a sua intenção era usar um programa para transformar suas idéias em riscos eu já não posso te ajudar pois não faço idéia de como isso pode ser possível sem o desenho base ser bem feito. Sei que existem programas específicos para isso, mas não me lembro no momento o nome de nenhum pra te ajudar.

Agora é a minha vez de te fazer uma pergunta: POR QUAL MOTIVO EU ME ZANGARIA COM VOCÊ? ...rsrsrs...Sinceramente eu não entendi sua preocupação viu?!
Bjks,
Clau.

Margareth disse...

OI Clau ,gostei deste post,no começo não tinha muita noção disso ,agora veja muitos transtornos na net por conta disso,copiam sem dar os créditos,aprendo muito com su blog,hj quando me inspiro em alguém procuro sempre postar o nome do autor.

Arte em E.V.A By Dani Barboza- disse...

Pois é Clau, pensei neste assunto hoje também!

Sil´s artesanato e costura disse...

Olá! Clau tudo bem? confesso a vc q ñ entendo muito desse assunto, mas eu Louvo a deus por existir pessoas como vc para compartilhar assuntos de extrema necessidades agora com esse conhecimento sempre q postar algo q tenha sido fonte de outra artesã vou postar o autor.
Obrigada e parabéns! Jesus te Abençoe!!

Carol Basaglia disse...

Oi Clau, sou grande fã do seu trabalho, já fiz algumas peças inspiradas nas suas, e por ingenuidade mesmo eu nunca tinha colocado a fonte de minha inspiração, mas após ler o seu post, concordei com o que disse e respeitosamente modifiquei o meu blog adicionando o seu nome e o de outras artesãs...

Obrigada mesmo pela dica, não quero me indispor com ninguém, pois como a maioria faço artes para ajudar na renda...

Bjs

Atalhos

Related Posts with Thumbnails