segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

# "TÔ PAGAAAANDO...!"

Olá queridas e queridos,

Hoje resolvi escrever um pouquinho sobre a distribuição desenfreada de moldes e apostilas através da INTERNET.

Cada vez que vejo ou fico sabendo de algo a respeito disto me dá um embrulho no estômago. Isso ocorre porque eu fico pensando na trabalheira que dá fazer moldes e apostilas com PAP fotografado.
São vários sentimentos ao mesmo tempo passando pela minha cabeça: enjôo, raiva, revolta, arrependimento e tristeza!
Já "ouvi" de várias artesãs, algumas desculpas para justificar o ato de TROCAR estes moldes e apostilas, e uma delas é:
1) "A GRANA TÁ CURTA "amiga", por isso preciso trocar para poder ter todas as apostilas que desejo!"
Ora bolas, e quem disse que você PRECISA ter TODAS as apostilas que deseja AO MESMO TEMPO?!
Mas das desculpas que eu conheço pra mim a pior é:
2) "EU COMPREI, PAGUEI E PORTANTO É MINHA. FAÇO O QUE EU QUISER COM ELA(E)!"
Ora bolas 2, que eu saiba eu vendi 1 UNIDADE. Eu não me lembro de ter vendido MILHARES DE EXEMPLARES para uma única pessoa!
E a partir desta desculpa esfarrapada começa toda A FARRA NA CIRANDA DAS TROQUINHAS!
UMA PESSOA COMPRA E DISTRIBUI PARA OUTRAS...ESTAS OUTRAS GANHAM E DISTRIBUEM PARA MUITAS OUTRAS...ISSO NÃO TEM FIM E É EXPONENCIAL!
RESULTADO: Tudo isto resulta num baita desgaste emocional e prejuízo financeiro para as autoras/criadoras dos moldes e apostilas.
Ah, mas tudo bem...
Que se danem as horas trabalhadas e o dinheiro gasto por nós artesãs(ãos) 
para a confecção e disponibização dos produtos!
Porque só o que é importante é que quem troca e quem recebe 
o produto da troca fica feliz da vida não é mesmo?

Mas só para você que tem este tipo de pensamento e conduta deixo este recado abaixo:
Bjks e até mais,
Clau Santana.



8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Clau, sempre estou passando por aqui para ver seu lindo e talentoso trabalho, e mais ainda ler seus experientes comentários sobre o artesanato com EVA. Sempre quis postar algo assim como o seu sobre as trocas de apostilas, pois sou totalmente contra as troquinhas desenfreadas, pois acabam com nosso trabalho e nossa renda financeira. Eu mesmo não tenho mais vontade de vender apostilas e moldes, recebo muitos emails me pedindo e os que vendi já os vi nas famosas troquinhas do picasa e desisti das vendas. Tenho amigas que trocam, mas não quero julga-las e misturá-las neste meio, porque elas compram em conjunto e o melhor de tudo produzem as peças, dão aulas e as técnicas das apostilas as ajudam nas encomendas. Falo das que trocam porque viciaram,nunca reconhecem que estão erradas, se chamam de amigas, mas eu entendo que amigo é aquele QUE NÃO PEDE NADA EM TROCA, simplismente te ajuda nas horas necessárias. Aquelas que vendem as apostilas por um preço menor que a autora, isso é pirataria gente!e é crime!
Pra resumir, cada um tem sua consciência, nós colhemos o que plantamos e um dia daremos conta de tudo aquilo que fizemos, prejudicamos, falamos mal, roubamos alguém e etc..
Eu Sheila Silva digo de coração que fico muito triste com as trocas desenfreadas, até entre minhas alunas nos cursos, mas estou sempre pedindo a Deus que não permita que meu coração fique cheio de coisas ruins ou magoada com alguém que me atacou pelas costas, porque quero viver com alegria, fazer aquilo que Deus me abênçõou e ensinar o que aprendi pra quem merece, pois sei que com o coração limpo vou conquistar a vitória e o objetivo que quero alcançar.
Clau, sei que somos falhos, pecamos todo o tempo, mas sabemos que Deus age em nosso favor, não se preoculpe, descanse e acalme-se. Uma coisa é certa e conclui assim, elas podem ter 1.000 moldes e na hora de fazer não irão conseguir fazer do mesmo modo que vc criou.
É triste esta situação,todos perdemos com o erro de alguém, só sei que se continuar assim com as trocas, não terão mais novidades feitas pelas artesãs criativas, porque não compensa continuar com algo que não temos retorno financeiro, pois nos dedicamos para sobreviver com o artesanato, temos filhos, maridos para cuidar né verdade, e o que adinta vender uma apostila e ver dez mil nas troca, sem a artesã ter recebido de cada uma, pois trabalhou pra isso, não dá pra sobreviver. Beijos de sua admiradora Sheila Silva.

Kátia Giesen disse...

Oi Clau,

vc tem toda razão em estar indignada!

Trabalhei muitos anos dando aulas de artesanato e depois de tantos anos de dedicação, dando aulas em grandes lojas e até mesmo no SENAC com criações lindas e trabalhosas...parei por motivos semelhantes aos que vc postou. Infelizmente não existe limite pra essas pessoas. Não existe ética!
Tive uma estafa emocional por desejar que as pessoas tivessem caráter. Hoje trabalho em casa por encomenda e não desejo mais fazer o que eu amava. Dar aulas.
Sei diferenciar uma pessoa que vê o nosso trabalho e é auto didata. Usa nossa ideia como inspiração porque tem um dom nato ofertado por Deus e que ninguém pode tirar. Elas tanto criam como se inspiram em obras prontas apenas com o olhar. Essas são dignas de respeito. Mas essa troca de material comprado como vc citou é ofensiva e demonstra total falta de respeito!

Grande bjo e boa sorte com alunas do bem!

dalva walau disse...

querida clau vc está certa; por mais que vc venda e que a pessoa pague pelo produto,isso não dá a ela o direito de repassar a outras pessoas.daí fica muito facil né? vc se matar fazendo e vem qualquer um e repassa para qualquer outro...
um dia vc me falou,no facebook,não sei se lembra; perguntei o tamanho das perninhas das fofuchas e vc me respondeu que era pra mim não me preocupar com moldes e sim criar...vc tem toda a razão pk um verdadeiro artista não olha molde ele vê o material e enxerga a peça pronta! esse é o verdadeiro artesão.....bjão...

CRIATIVIDADE EVA disse...

Eita mulher danada.... Apoio e assino embaixo!!!! Isso já aconteceu comigo, vejo acontecendo sempre com amigas minhas e já até discuti com uma pessoa no facebook que queria moldes de graça..... de vez em quando alguém me manda um recadinho ou e-mail pedindo alguma coisa de outra artesã, dai eu sou curta e grossa, mando de volta o site/blog da artesã que fez a apostila, e peço pra ela entrar em contato direto com ela.... nunca tive resposta à estes e-mail... pois elas nem tem o que retornar.... já corto logo..... Minhas apostilas eu vendo a R$ 30,00 (bonecas normais) e R$ 50,00 dos Palhaços Arco-Íris, muita gente acha caaaaaro, mas eu optei por vender caro, pois sei que elas vão ser espalhadas/distribuídas pela net.... Fazendo as apostilas caras a pessoa que comprou tb se conscientiza um pouco (eu acho) que se ela pagou caro, não vai dar de graça pra outra.... Mas é besteira eu pensar assim... pois são poucas as pessoas que podemos confiar. Já tenho reparado tb que muitas artesãs que vendiam apostilas não o estão mais fazendo, por tais motivos de terem seu trabalho distribuído ao "bel prazer" de outras pessoas.... isso acabou virando um "mercado negro".... e a gente que faz direito é que sai prejudicada.... Parabéns Clau pela iniciativa e to apoiando!!!!! Bjs e $uce$$o sempre!!!!!

CRIATIVIDADE EVA disse...

eu acabei esquecendo de comentar que o blog tá mara!!!!
Amei tudo!!!!
Bjs Ju
http://juportogusman.blogspot.com

lu disse...

olha vc ta certa eu acho errado também essas coisas to começando agora e ja me pedoram pra trocar eu disse que nao pois minha professora me pediu pra nao trocar e também é muito trabalhoso vc ta certa.tem muito gasto to contigo.luzia_martins@hotmail.com

lu disse...

vc ta certa da muito trabalho, pras pessoas faerem isso com artesao eu to começando agora e acho que temos que ser valorizar as pessoas que trabalham com arte vc ta certissima.te dou todo apoio.luzia_martins@hotmail.com

lilian disse...

oi clau,primeiro quero te dizer que eu te admiro muito,eu sempre visito teu blog,pois acho teu trabalho maravilhoso,para mim é um dos melhores da net!mas não é só isso,admiro também teu carater.a muito tempo te acompanho mas só hoje tive coragem para escrever rsrsrsr.sou nova nesse meio,mas tenho aprendido muito contigo,deus abençoe suas mãos talentosas.estou te seguindo pois sou uma grande admiradora tua,bj.

Atalhos

Related Posts with Thumbnails